terça-feira, 29 de novembro de 2022

Síntese sobre a cena do Judeu- REDIGIR O TEXTO EXPOSITIVO, DEPOIS DE LER A INFORMAÇÃO

 1. TAREFA

Redige um texto expositivo com um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras, no

qual te refiras:

 à personagem-tipo e à simbologia dos elementos cénicos que traz consigo;

 à reação do Diabo à sua chegada e ao seu percurso cénico;

 aos argumentos de acusação feitas pelo Diabo e pelo Joane (o Parvo);

 à crítica do autor relativamente à classe social a que a personagem pertence.


Judeu

Argumentos de defesa:

“Porque nom irá o judeu onde vai Brísida Vaz?”  -  o judeu queria ir na mesma barca da alcoviteira, na Barca do Diabo, até paga para entrar.

Argumentos de acusação:

  • “Nem eu nom passo cabrões”  -  o Diabo não queria deixar o judeu entrar na sua barca.
  • “E ele mijou nos finados n’argueja de São Guião”, “E comia a carne da panela no dia de Nossa Senhora”, “E aperta o Salvador e mija na caravela”  -  o judeu para além de não ser cristão, não respeitava a religião e tomava algumas atitudes incorrectas.
  • “ … sois mui ruim pessoa”  -  o Diabo acusava-o de ser uma pessoa má.

Elementos cénicos

Bode – significava o sacrifício dos animais e o apego à sua religião.

Condenação:

Ao contrário das outras personagens, o judeu não foi ter com o anjo, pois queria entrar na barca do Diabo, porque não é cristão. Vai à toa, ou seja, vai a reboque mais o bode.

Intenção crítica:

A intenção de Gil Vicente nesta cena é criticar os judeus pelos seus rituais religiosos, pelos sacrifícios que causavam aos animais e por estes não respeitarem a religião cristã.

Cómico

Cómico de linguagem: “, pedra miúda, lodo, chanto, fogo, lenha, caganeira que te venha”;    “co’a beca nos focinhos!”;  “Dize, filho da cornuda”;     “Levai o cabrão na trela” Cómico de situação: “veio o judeu, com um bode às costas”

Recursos de estilo

“Azar, pedra miúda, lodo, chanto, fogo, lenha” – enumeração O judeu era interesseiro porque queria entrar na barca do inferno subornando o Diabo, mas este não o queria deixar entrar porque achava que ele era má pessoa. Ele não foi na mesma barca que os restantes passageiros, porque naquela altura havia um grande preconceito para com os judeus. O judeu não era cristão, por isso é que não falou com o anjo, e não respeitava a religião cristã, como mostram alguns dos seus actos.


Sem comentários:

Enviar um comentário