quinta-feira, 31 de março de 2022

Discurso Indireto- correção do exercício 4 da ficha

 Aproximando-se da gaiola, o pardal perguntou se o canário não se importava de estar fechado na gaiola. Este retorquiu, perguntando-lhe por que havia de se importar, pois tinha abrigo, comida, água e segurança e o seu dono dava-lhe tudo e nos dias que corriam, o melhor era estarem empregados, logo a gaiola era o futuro mais seguro.Então, o pardal quis saber o que era preciso fazer para ir para uma gaiola e o canário respondeu que não era fácil e que, antes de mais, era preciso que ele soubesse cantar (ele saber cantar). Desiludido, o pardal afastou-se, exclamando que tinha andado a gastar a juventude a aprender a voar.

Outras frases para colocares no discurso indireto:

a) _ Amanhã, farei este trabalho de casa.- disse a Susana. / A Susana disse que, no dia seguinte, faria aquele trabalho de casa.

b) _ Aqui, não houve nenhum tremor de terra! - explicou o António. / O António explicou que ali não tinha havido nenhum tremor de terra.

c) _ A minha tia afinal não sai hoje de casa... - informou a Maria./ A Maria informou que a sua tia afinal não saía, naquele dia, de casa.


Coloca no discurso direto, agora:

Ela disse para o Manuel fazer os TPCs, rapidamente. Então, ele respondeu que já os tinha feito, porque não tinha tido aulas, durante a tarde. 


Sem comentários:

Enviar um comentário