domingo, 17 de maio de 2020

A temática do Inferno na arte, em geral (para ler e ver)

                                                                     INFERNO


O final da Idade Média/início do Renascimento europeu trouxe estas temáticas do pecado e do castigo (presentes na religião) para a Arte, para que a mensagem chegasse às pessoas. Na pintura; na literatura, por exemplo - o Homem  preocupa-se com o Juízo Final, quando morrer. O que lhe acontecerá depois de morrer? Na Europa,  liam-se obras como A Arte de Morrer.

                      Hieronymus Bosch, o pintor holandês do séc. XV, pintou  A Vision of Hell


Dante Alighieri, escritor italiano, no início do séc. XV, escreveu a Divina Comédia, para mostrar os pecados do Homem e o caminho da fé, sendo que a personagem principal- o próprio Dante- começa por descer ao Inferno, passa pelo Purgatório e depois chega ao Paraíso, para ir buscar a sua Beatriz. A vida é essa "comédia", pois Deus está a ver-nos e, se não soubermos escolher bem o nosso caminho, sofreremos as consequências depois de morrermos. O Purgatório é o local onde as almas ainda ficam à esperam de subir para o Paraíso (desde a Idade Média, surge esta ideia de Purgatório), pois ainda não estão prontas, precisam de purgar os seus pecados. Vejam as imagens do Inferno, desta animação, baseado no livro de Dante- trailer:





No teatro: em Portugal, Gil Vicente escreveu no início do séc. XVI, a peça, Auto da Barca do Inferno.

Na BD conhecida, para além do Brasinha (o Diabinho - The Little Devil- dos anos 50, do séc. XX, vindo dos EUA; do Anjinho da Turma da Mónica, do Brasil, temos este belo episódio sobre o castigo - o Inferno de Tom. Vejam os dois exemplos: parte 1 parte 2.  também há referência ao Paraíso e ao Purgatório.








                                             


Sem comentários:

Enviar um comentário