domingo, 3 de maio de 2020

Tarefa 5- Os Lusíadas- conclusão da análise




Vê primeiro o vídeo da explicação da parte final do poema épico: desde o canto VII até ao canto X. A primeira explicação é importante para a descrição do quadro de Veloso Salgado (tarefa 4). 
Há 3 erros na análise: quando me refiro aos episódios VII e VII (falo dos Cantos VII e VIII) e, na parte final, nas Reflexões do poeta, quem fala é sempre o narrador Camões, há um momento que falo de Vasco da Gama, é um erro. Camões fala em seu nome e dirige-se aos seus contemporâneos, às pessoas do seu tempo, ao seu rei D. Sebastião.






5ª tarefa:
Ilha dos Amores – Canto IX (tarefa 5)

Vénus, a deusa da beleza e do amor, a deusa Cípria (como diz Camões, por estar associada à ilha de Chipre, no Mediterrâneo), decide recompensar os marinheiros (estrofes 18, 19, 20, 21, 22) com um prémio que vai ocorrer numa “ínsula divina” (ilha divina) que ela vai preparar ali no “Reino de cristal, líquido e manso” (Perífrase – no Oceano Índico). Pede ajuda ao seu filho Cupido para essa tarefa, preparando ambos um espaço paradisíaco, para eles descansarem, onde as ninfas marítimas das mais belas e agora apaixonadas os vão esperar nuas, a dançar e a cantar, depois de Cupido lhes ter atirado as suas flechas amorosas. Só assim estes humanos poderão “subir ao Céu sereno” (estrofe 20), ou seja, vão poder relacionar-se com estas ninfas (também ficarão apaixonados), casar até, e ascender ao patamar de heróis, quase deuses. Um grande prémio merecido! Vê a síntese aqui:



Tarefa 5

1.Em Portugal, também temos uma “Ilha dos Amores”. Onde se situa? Qual a lenda que lhe está associada? Investiga no link https://www.douro.com.pt/pt/blog/regiao-do-douro/ilha-dos-amores-douro e sintetiza a informação e envia para o Teams.

2.Responde às questões 1.2,  3.1, 3.2, 3.3, 4. do manual (pp 238, 239) e envia as respostas para o Teams. 



Sem comentários:

Enviar um comentário