quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

A peça de teatro de Gil Vicente- Auto da Barca do Inferno

 

O teatro de Gil Vicente- o pai do teatro português







No texto dramático (peça de teatro), temos os atos e cenas, na estrutura externa, e na estrutura interna, no início temos a exposição da situação, depois o conflito e, por fim, o desenlace. O texto principal surge através das falas: diálogo, monólogo e áparteO texto secundário surge através das  didascálias ou indicações cénicas.

O teatro de Gil Vicente é satírico, pretende criticar a sociedade da altura que vive o sonho dos Descobrimentos (sátira social). Através do processo de cómico associado às personagens, Gil Vicente pretende moralizar a corte portuguesa, temos assim o cómico de situação, de caráter e de linguagem. Utiliza também a Ironia (recurso expressivo) para divertir o público e criticar a sociedade do seu tempo (para além de outros recursos expressivos, como a hipérbole, o eufemismo, a comparação, a enumeração, entre outros). O Auto da Barca do Inferno é um Auto de Moralidade. O lema de Gil Vicente é : Ridendo castigate mores (a rir se castigam os costumes, em latim).


a) Lê e ouve as duas primeiras cenas desta apresentação (até ao final da cena do Fidalgo)e preenche o quadro, com a professora. 














Quadro Síntese de Auto da Barca do Inferno


Personagem
Tipo/ Representatividade
Símbolos Cénicos
Argumentos de Acusação
Argumentos de Defesa
Desenlace
Fidalgo
























O FIDALGO

  https://www.slideshare.net/annapasilva/o-fidalgo-33947758

                          

Sem comentários:

Enviar um comentário