quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Texto Expositivo sobre o Fidalgo

 


Texto Expositivo sobre o Fidalgo

 É um texto com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

É um texto informativo sobre um assunto, uma temática, um livro, um filme, etc - não podes dar opinião. Deves responder ao que se pede, A TODAS AS ALÍNEAS.

a) Identifica a personagem-tipo;

b) Identifica  os seus argumentos de defesa;

b) Identifica os símbolos cénicos e o seu significado;

c) Refere o percurso cénico e o desenlace;

d) Refere a Crítica subjacente a esta personagem..

Exemplo: A personagem-tipo que surge, em primeiro lugar, é o Fidalgo, D. Anrique.Representa a classe social da nobreza, com os seus defeitos. 
   Em sua defesa, o fidalgo diz que tem na outra vida quem reze por ele e que é um fidalgo de solar, ou seja, um fidalgo de linhagem, um fidalgo da alta nobreza, é importante, por isso não quer para o inferno. 
   Os seus símbolos cénicos têm que ver com os pecados de que é acusado: o pajem representa a tirania; a cadeira de espaldas simboliza a arrogância, o gosto pelo poder e o rabo do manto que traz vestido representa a vaidade. 
   Entra em cena, no cais, e vai ter com o Diabo; depois, por não querer entrar nessa barca, dirige-se à barca do anjo, mas acaba por voltar à barca do Diabo e embarca para o inferno- tal como o seu pai-, sem a cadeira e sem o pajem. 
   Em suma, Gil Vicente, com esta personagem, pretende criticar o comportamento da nobreza e da corte, em geral, que envaidecida com as riquezas que vêm da Índia, despreza as outras classes sociais, sobretudo os mais pobres-o povo-e tem atitude arrogante com toda a gente. Também é vaidoso e adúltero,  tal como todos os nobres (tem mulher e amante que não o suportam).

Sem comentários:

Enviar um comentário