quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Voz ativa e voz passiva

O verbo pode apresentar alterações consoante o tempo verbal, o modo, o número, a pessoa e a voz.


A ação pode ser apresentada de duas formas. Na voz ativa ou na voz passiva. 

Por exemplo:

Eu oiço (presente) este poema de Ary dos Santos. ( ou seja Alguém faz Algo - Voz Ativa )

Este poema de Ary dos Santos é (verbo auxiliar no presente) ouvido por mim ( ou seja Algo foi feito por Alguém- Voz Passiva)


Na voz passiva  o verbo principal (oiço) surge no particípio passado (ouvido) depois do verbo auxiliar - verbo SER.

O C. Direto "este poema de Ary dos Santos" da Voz Ativa, passa a Sujeito na Voz Passiva.

O Sujeito "Eu"  - da voz ativa - passa a Complemento Agente da Passiva na frase que está na voz passiva " por mim".


Coloca na voz passiva as FRASES:

1. Tu fizeste um belo texto.

2. Eles darão um belo prémio.

3. Nós líamos este romance juvenil.

4. O José acabou o trabalho, imediatamente.

5. Vocês não têm lavado a roupa ao sábado.

6. Eu tinha comido duas fatias de bolo...

7. Ela terá usado os brincos de ouro, na festa.

8. O presidente deu autorização para saírem.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário